05/09/2013

Easy & cool: semana de NY abre com desfiles comerciais, mas atentos aos desejos das ruas

 Looks de coleções diferentes de Alexander Wang, o líder da turma do “easy & cool” ©Imaxtree
Enquanto Londres representa a criatividade jovem; Milão, a moda mais clássica; e Paris, a vanguarda; Nova York representa o cool que vende. Os estilistas que desfilam na semana de moda estão em sintonia com as ruas e com o desejo ao mesmo tempo e entregam coleções que mostram o que você precisa, com peças fáceis, de encantamento rápido, mas com um leve twist, que as tiram do roll das obviedades.A NYFW Verão 2014 começou hoje, com destaque para os desfiles das marcas Richard Chai eNicholas K, dois bons exemplos de jovens que já entram no mercado vendendo esse cool comercial.
 Looks do mais recente desfile de Richard Chai, de Verão 2014 ©Imaxtree
Chai é um menino prodígio e mostra a obsessão dos estilistas asiáticos-americanos. Este incansável rapaz de 38 anos entrou na semana de moda aos 30 após se graduar na Parsons e trabalhar para DKNY, Marc Jacobs, Geoffrey Beene, Armani Exchange e Lanvin.
Entre suas assinaturas, estão o jogo feminino/masculino e um sportswear construído. Um estilo urbano e jovem que revisita clássicos do guarda-roupa. Procure por boas calças e ótimas jaquetas e blazers. “É sofisticado, mas ao mesmo tempo, tem um quê mais outsider”, ele diz.
Já a marca Nicholas K, dos irmãos Nicholas e Christopher Kunz, se posiciona como uma marca de luxo que investiga o estilo dos “novos nômades urbanos”, como eles definem. De novo, oferecem clássicos com roupagem moderna e uma pegada étnica.
 Looks do desfile da marca Nicholas K em Nova York ©Imaxtree
O termo “downtown edge” é usado para definir tanto Chai com Nicholas K nos sites oficiais ou em matérias que citam as marcas. E de fato, traduz o estilo de muitos estilistas americanos: qualidade e peças clássicas, porém jovens e urbanas, que facilitam o dia-a-dia de quem veste. Você vai do dia para a noite com conforto e ninguém pode dizer que está vestido de forma inadequada. Nem se você for a um restaurante de primeira ou a uma balada alternativa.
Esse conceito sempre existiu com força em Nova York, com nomes como Calvin Klein e Dona Karan, poderosos representantes da moda americana nos anos 1990, com operações grandes e fortes nocasualwear, especialmente a CK.
Outro desfile do primeiro dia da semana de moda Verão 2014 é o da marca BCBG Max Azria. Azria, de 65, é francês, mas seu olhar é totalmente americanizado, tanto que há muitos anos está baseado em Los Angeles. Ele é o estilista e o CEO da marca. A coleção não tem mistérios: peças femininas, frescas e descomplicadas. 
Desfile da BCBG na semana de moda de Nova York Verão 2014 ©Imaxtree


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