04/11/2013

SPFW SÃO PAULO FASHION WEEK INVERNO 2014

 Os países da Grã Bretanha inspiraram o inverno 2014 da Animale. Vermelho, preto, verde e petróleo tomam conta da maioria dos looks, que trazem detalhes primorosos como nervuras e plissados. Do que depender da marca, o couro segue firme também na próxima estação, mas nada da tradicional calça reta. Tops, vestidos e saias com texturas diversas devem ganhar as ruas acompanhados da bota-legging – que já deu o ar da graça nos desfiles internacionais. Na segunda parte da apresentação, vestidos de seda estampados lembram que o inverno brasileiro não é tão rigoroso e que permite brincadeiras interessantes, como as argolas de metal que fazem às vezes de alças e golas.   
 Eduardo Pombal viu na África o mote de sua nova coleção de inverno. Mas esqueça estereótipos, como safári ou animal prints – as criações do estilista fogem do convencional quando o assunto é o continente africano. “Não pensei em nenhum país em especial, utilizei diversas referências que cruzaram o meu caminho”, contou o designer pouco antes da apresentação. Uma das principais influências foram os cliques de Malick Sidibé, fotógrafo que costumava registrar festas e eventos do high society de Mali nas décadas de 1950 e 1960. Das imagens icônicas nasceram os shapes da estação, com muitas saias rodadas, cintura marcada e calças de boca ampla e corte reto. Os geometrismos vieram das pinturas corporais usadas por inúmeras tribos africanas e deram vida a bonitos padrões em vestidos de jacquards e lã (material que foi a base de toda a coleção). A cartela de cores privilegiou tons neutros, com destaque para o preto, branco e off-white, com pontos de cor em vermelho, verde e amarelo. A sensualidade que é marca registrada da label deu às caras de forma mais discreta que na última temporada, mas não menos marcante: decotes profundos e recortes estratégicos trouxeram à tona o fator sexy que marca a mulher Tufi Duek.
 De olho na Copa do Mundo que será sediada pelo Brasil em 2014, Oskar Metsavaht toma o futebol como inspiração para a coleção de inverno 2014 da Osklen. O esporte mais tradicional do nosso país ganhou vida em lãs e malhas felpudas – que remetiam aos gramados do campo – e em tecidos telados, de mood high-tech, lembrando a rede do gol. Vermelho bem vivo, como o do cartão do juiz, preto, branco e, claro, verde, são algumas das cores escolhidas pelo estilista, que não perde seu DNA e trabalha suas silhuetas tradicionais, como o shape casulo e a alfaiataria urbana de maneira inteligente e muito sofisticada. Atenção para as clutches box coloridas, acessórios must-have do desfile.
 Esther Bauman aposta nas silhuetas enxutas do pós-guerra dos anos 1940 para garantir, no inverno 2014, a dose certa de romantismo que lhe é característica. Vestidos de corte seco, mas ricamente bordados ou com transparências localizadas estrategicamente, invadiram a passarela no segundo dia do SPFW acompanhados de esvoaçantes capas. A cartela de cores traz apenas o necessário: rosa claro, cinza, vermelho e preto. Vale lembrar que nos dias frios da Acquastudio os tecidos com brilho, o peplum e os vidrilhos também garantem a sofisticação dos looks. 
  moletom permeia mais uma vez quase toda a coleção de Juliana Jabour. No inverno 2014, a estilista aposta no material com aplicações de foil ou em visuais que o misturam com tricô e lurex. Peças ícones da temporada, como a minissaia rodada e o top box, ganham espaço cativo no desfile da designer. Na segunda metade da apresentação, looks em P&B invadem a passarela com listras e grafismos que reforçam o estilo streetwear que é a cara da marca.
 O inverno da Forum é urbano, gráfico e com uma pegada esportiva – não à toa, homenageia a cidade de São Paulo e seus endereços mais marcantes. A silhueta foi fiel a proposta da estação, com mix de sport e streetwear. Pense em calças soltas, vestidos de formas arredondadas e blusas de shape casulo em versão deluxe e em sintonia com as temperaturas amenas do nosso território tropical. As estampas, criadas pela artista Carla Caffé, eram releituras do Copan, dos galpões de Mooca e de outros pontos famosos da capital. Tudo foi pensado para remeter a Terra da Garoa: a renda de lã lembrava as janelas dos edifícios, os jacquards coloridos imitavam prédios e os paetês simulavam a luz do farol dos carros. A cartela de cores manteve-se fiel ao tema, com preto, cinza e off-white em destaque, iluminados apenas por verde (fosforescente!) e amarelo. A top sul-africana Candice Swanepoel foi a estrela do show, encarregada de abrir e fechar a apresentação.
O universo masculino volta a aparecer nesta terça-feira, segundo dia da temporada de inverno 2014 da SPFW. Dessa vez é Vitorino Campos quem aposta na tendência, abrindo o seu desfile com um look de camisa e calça de alfaiataria mais folgada, bem boyish, inspirado pelas músicas de Chico Buarque e Pixinguinha, assim como nas fotografias em preto e branco do lendário Irving Penn. A feminilidade, porém, não fica de fora e aparece na forma de vestidos e saias de comprimento mídi e mood sóbrio – balanceado por fendas generosas, ora na parte da frente, ora na parte de trás –, com muito preto, cinza e branco, arrematados por materiais típicos do inverno como lã e tricô. Os sweaters pied-de-poule prometem ser hit, ao lado dos tops e saias com aplicações de flores de cristais.
 O inverno da Triton é feito do jogo entre opostos. Vale brincar de man x woman, variar entre shapes estruturados e fluídos e mesclar peças leves com outras mais pesadas. O importante para Karen Fuke, mente criativa à frente da linha, é o mix certeiro de streetwear e romantismo, elemento-chave para a temporada de inverno 2014. A silhueta foi dos amplos e rígidos, vide as jaquetas perfecto, aos fluídos e soltos, como os vestidos longos de seda. A alfaiataria deu as caras representando o time masculino, enquanto plissados, bordados delicados e transparências estratégicas garantiram vantagem para o lado feminino. O embate se estendeu por toda a apresentação, em produções que brincavam constantemente com a mistura entre diferentes propostas. O resultado foi jovem e urbano, como manda o DNA da marca, e despertou desejo imediato. O stylist Daniel Ueda também leva os créditos por participar do desenvolvimento da coleção desde a escolha de cores e tecidos, como destacou a própria estilista antes da apresentação.

PS: amamos as botinhas de pegada rocker. Wishlist já!

 O inverno 2014 de Lino Villaventura é sexy. Nesta temporada o estilista colocou na passarela vestidos decotados e muitos bordados com cristais, em tecidos luxuosos, como seda, cetim, tafetá e jacquard. “A coleção é bem feminina, com formas ajustadas ao corpo”, contou Lino no backstage. Na cartela de cores, preto, ameixa, violeta, tons de terra e metálicos, como ouro e bronze. Ao final do desfile, um beijo entre as modelos Isabel Hickmann e Alicia Kuczman surpreendeu os convidados.
Deixando de lado o burburinho das entradas de Gisele Bündchen na passarela, aColcci mostrou que seu inverno 2014 promete reviver os clássicos dos dias frios: xadrez, botas de cano curto e muito couro permeiam a coleção desfilada no penúltimo dia do SPFW. O mix de listras e quadriculados surgiu em muitos looks e as saias mídis, aposta certeira da temporada, vieram acompanhadas de boas opções de casacos 7/8 e tops curtos. O couro segue como protagonista, dando pinta em mangas de casacos de lã, em shorts, saias plissadas, na trama de vestidos e até na jardineira. Para completar o guarda-roupa de inverno, jaquetas bomber e a calça de cavalo baixo, que prende nos tornozelos, têm tudo para fazer furor com as fiéis consumidoras da marca.     

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Eu amei o desfile da colcci.

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei Juliana Jabour e Colcci ! :)

    Adoreeeei a Resenha e o Blog :) já segui !

    Se puder ir conhecer meu catinho e se gostar segue tbm ! tem post novo :)

    http://ficandolindaem321.blogspot.com.br

    bjs !

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©